Monday, June 14, 2010

Isto só mesmo em Portugal

Tinha prometido a mim mesmo tentar evitar assuntos que tenham a ver com a minha área de actividade profissional, mas tive péssima pontaria no timing de arranque deste blog. O Turismo dos Açores anunciou que todas as onze (!) agências que participavam no seu concurso de publicidade, que envolve 30 milhões de euros, foram excluídas por motivos processuais, já que nem uma só conseguiu cumprir o caderno de encargos, presumo que a respectiva parte burocrática.

Vou deixar de parte a incredulidade que nos possa causar como, entre dez empresas de primeira linha do mercado (só não conheço um dos nomes) não haver uma única a acertar nos papéis e certidões que é preciso anexar à proposta. Passemos directamente à parte divertida, que é a imprensa açoreana referir que "que o júri terá recomendado a adjudicação directa", certamente que para poupar tempo e salvaguardar os superiores interesses do Turismo açoreano quando se aproxima o crucial período de Verão.

Em suma, temos concorrentes que chegam para formar uma equipa de futebol, temos o primeiro concurso que me lembro de ver, em vinte anos de profissão, em que todos perdem, e no fim temos a sugestão, entendida como suficientemente normal para alguém sequer falar dela a um jornalista, de esquecer tudo isto e escolher mas é um concorrente, de preferência que tenha armadilhado o processo desde o início (se vai receber o proveito, e a correspondente fama, ao menos que a mereça). Tudo isto com dinheiro do Estado e num processo público. Para usar uma frase que detesto, porque na maioria dos casos só revela o provincianismo de quem maldiz Portugal sem conhecer muito mais, e porque prefiro tentar mudar um bocadinho o meu País a mudar-me para outro, isto só mesmo em Portugal...

1 comment:

  1. isto pois, mas não é o fazer, é o DEIXAR fazer. onde é que estão as tartes afinal?

    ReplyDelete