Wednesday, June 23, 2010

Choose Life

Uma amiga mostrou-me há pouco, com a alegria com que normalmente só mostramos as coisas que nos deixam genuinamente bem dispostos, fotografias suas de várias fases da infância. Era uma sequência de imagens em diferentes momentos no tempo, ligadas por um elemento comum, no caso um sorrriso fotogénico, que me lembrou que rever a nossa própria imagem em pequenos nos provoca normalmente duas reacções possiveis.

Pode recordar-nos suavemente da nossa própria mortalidade, dos dias da infância e juventude que não regressarão face à marcha inexorável do tempo porque, parafraseando a apresentação de um filme que vi recentemente, podemos afirmar com razoável certeza que dentro de cem anos toda a actual população do mundo estará morta. Mas também pode fazer-nos lembrar que todos fomos um dia pequenos e inocentemente felizes, e que a beleza da vida reside precisamente na forma como a única coisa totalmente previsível é a direcção em que se move o tempo, que só nos deixa espaço para trazer do passado as boas recordações e os ensinamentos das más. Quanto a mim, quando me revejo em pequeno, lembro-me sempre da expressão que conclui o inesquecível discurso de Ewan McGregor em Trainspotting: "choose life".

2 comments:

  1. Eu nunca tive um sorriso fotogénico e se vires as minhas fotografias de miúda estou sempre com um ar estranhamente seráfico. Agora às vezes faço uns sorrisos mas são amarelos, para não parecer mal. Mas sim, é tão bom ser pequenino, ter pai, ter mãe ter avós...
    :-(

    ReplyDelete
  2. Como vez criei um profile só para isto. Lol! Sou agora um "seguidor público e fã oficial" do teu blogue, subscrevi essa opção".

    ReplyDelete