Friday, July 16, 2010

Curiosidade pelo acidente

Acho que há poucas coisas mais reveladoras da forma de ser de um povo do que a forma como este se comporta na estrada. Do caos organizado de um cruzamento em Marraquexe às estradas neozelandesas onde é possível percorrer uma ilha inteira sem encontrar alguém em excesso de velocidade, a forma como se comportam ao volante diz muito da cultura e forma de pensar dos homens e mulheres de um País.

É esta relação que permite à nossa imaginação transportar-nos pelo mundo quando escutamos o relato em segunda mão da alegre desordem do trânsito de Roma, em que os sinais de trânsito são meramente indicativos, ou do caos absoluto que reina nas ruas do Cairo, onde a sinalização é totalmente irrelevante, porque se temos uma ideia de como serão os romanos ou os egípcios é perfeitamente natural que consigamos imaginar como eles conduzem.

É isso que vemos ao observar os portugueses na estrada. Somos um pouco italianos quanto ao carácter indicativo das regras, um pouco franceses quanto à forma como as respeitamos quando vigiados e toda a gente anda ordeiramente a cento e dezanove quilómetros à hora atrás de um carro da GNR na auto-estrada, e somos capazes de ignorar olimpicamente o civismo ou a capacidade de pensamento colectivo, e neste processo os mais expeditos entre nós descobrem sempre um atalho que permite fazer qualquer percurso em metade do tempo necessário a qualquer condutor cumpridor das regras.

Lembrei-me disto quando estava no carro a ouvir o boletim de trânsito do final da tarde, a propósito de uma característica que, suspeito, será muitíssimo portuguesa, porque poucos povos darão tanta importância à vida alheia como o nosso. Talvez por isso não havia sequer um vestígio de surpresa na voz do locutor da TSF quando anunciou, no mesmo tom neutro em que diria "trânsito lento na segunda circular" que tinha ocorrido um acidente na A5, no sentido de Cascais-Lisboa, mas o trânsito tinha registado "um grande abrandamento na faixa oposta devido á curiosidade pelo acidente".

1 comment:

  1. lol, é isso mesmo que dizem na telefonia "devido à curiosidade". Orçamentistas de m.... é o que é. Fala quem faz 100 kms por dia,na A1, na CREL, na 2 Circular, na A5, na A16 :-(
    Cáceres. Como me inscrevo no maravilhoso mundo dos blogues para poder comentar aqui? Que parola que sou, parece que cheguei agora da Lourinhã.

    ReplyDelete