Friday, January 7, 2011

Que tristeza de Alegre

Manuel Alegre disse ontem em entrevista televisiva que houve "favorecimento" nas mais valias que Cavaco Silva recolheu na venda das suas acções da SLN, e que este configura "gestão danosa", tendo que haver um "julgamento político" no próximo dia 23 quando os portugueses acorrerem às urnas. Um cheiro a crime, em suma. No meio da argumentação não se coibiu de afirmar, com um ar de quem sabe muito bem o que está a dizer e um olhar cúmplice atirado à entrevistadora, que "aquele preço não é o preço de mercado" e que "resta saber" se o mesmo tratamento foi estendido a outros accionistas. Fez-me lembrar Octávio Machado, ou melhor a caricatura do Palmelão, e o seu já famoso "vocês sabem do que eu estou a falar".

Tudo isto poderia fazer vagamente sentido se não fosse um detalhe: é que ao contrário do que sucedia com o BPN, as acções da SLN não eram cotadas em bolsa, e por isso o "preço de mercado" de que fala Alegre era simplesmente o preço que alguém estaria disposto a dar por elas, numa transacção privada com o qual ninguém tem a ver senão os envolvidos, desde que se cumpra a Lei, como foi claramente o caso. Ainda por cima, e para não falar do facto de Alegre não ser capaz sequer de reconciliar o seu próprio livro de cheques, quanto mais entender algo que vá além de noções básicas de economia, pelas notícias que têm surgido a posição de Cavaco nem foi alienada a um preço particularmente favorável.

O argumento de Alegre, de sugerir que a venda foi feita acima do valor pelo qual a empresa estava avaliada, deixando implícito que esta valorização era objectivamente conhecida, e que foi feito um preço "para amigos" no caso de Cavaco, revela maldade ou ignorância. Se é ignorância, é preocupante não só que não entenda o que se passa como que não seja capaz de ouvir alguém, ou pior ainda que não exista alguém, que lhe explique que não pode falar em "preço de mercado" quando claramente não entende o conceito, e a forma como este não se aplica igualmente a uma empresa que esteja ou não cotada, a um negócio público e regulado ou a um negócio privado.

Se é maldade, é pena que um homem que, tal como o seu adversário, embora num registo inteiramente diferente, sempre se quis distinguir do comum dos políticos, usando regularmente termos pomposos para elogiar a sua própria verticalidade e idealismo, acabe a última campanha eleitoral da sua vida a fazer jogo sujo.

2 comments:

  1. Amigo Rato,
    Os Silva orientaram a vidinha na mama do estado e da troca de favores com "amigos" em sítios altos.
    São uma espécie de sub divisão do personagem da "queda de um anjo" - ela deslumbrada, ele boçal, mas a virtude inicial (a do anjo) não está, nem nunca esteve presente - o mesmo sucede com a sua candidatura - bicéfala e parola acresce a isto que - mark my words - o homem está com um problema de saúde grave.
    O Alegre era um sedutor e não se dá conta que já não é. Não se apercebe sequer que existe incompatibilidade entre essa figura e a real politik, o resto são os assessores e as sondagens a falar - como tu sabes melhor do que eu!
    Independentemente de antipatizar mais com os Silva (são na verdade 2 candidatos), acho que o maior jogo sujo é sermos orientados para falar só destes.
    Dito isto - gosto muito do candidato madeirense, cujo ponto forte é a coragem.
    E do Nobre, cuja história é indissociável de ter salvo vidas de forma directa e indirecta, de ter metido as mãos nos dramas, no sangue, enfim não vale a pena dramatizar.
    O que penso é que se o cargo não serve para nada, então metam lá uma peça bonita e para mim coragem e heroísmo são sempre mais importantes do que pasmaceira.
    E falta o candidato Vieira...
    Está na altura de levarmos a sério a brincadeira!
    Temos vidas automáticas por falta de sentido de humor no estado e vice versa!
    Ricardo (não tenho google profile)

    ReplyDelete
  2. Ricardo, a do problema de saúde grave já ando a ouvi-la há quase dois anos, e que não se ia recandidatar. Espero que o afecte o suficiente, que viva feliz e por muito tempo mas só consiga trabalhar mais 6 meses. Depois de correr com o Sócas, não precisamos dele para mais nada.

    ReplyDelete